Em menos de uma semana, Batatais registrou dois incêndios de grande porte em áreas de mata; tempo seco contribui para o fogo
Nesta quinta-feira, uma nova área de vegetação pegou fogo na região de Batatãs, próximo ao Clube de Campo, em Ribeirão Preto. Esta é a segunda ocorrência em menos de uma semana, preocupando autoridades e moradores. Brigadistas do Orto Florestal atuaram no controle das chamas.
Incêndios e a estiagem
A estiagem prolongada aumenta o risco de incêndios. A Polícia Ambiental realiza operação na região para fiscalizar áreas rurais, orientando produtores e sitiantes sobre medidas preventivas, como a construção de aceiros. Margem de rodovias e ferrovias também são vistoriadas.
Força-tarefa e prevenção
A ação conta com a força-tarefa de órgãos de segurança pública, Ministério Público e Gaemma. Apesar da previsão de chegada de uma frente fria e chuvas, o período crítico de seca se estende até setembro, mantendo alto o risco de incêndios. Qualquer fagulha pode iniciar um incêndio em vegetação seca.
Leia também
Alerta e combate aos crimes ambientais
A recorrência de incêndios em áreas de preservação ambiental, inclusive em rodovias e vicinais, reforça a necessidade de ações preventivas e o combate aos incêndios criminosos. A força-tarefa busca identificar e responsabilizar os autores desses crimes.



