Principais vítimas eram pessoas idosas; foram seus mandados de busca e apreensão cumpridos nesta manhã (24)
A Polícia Civil de Barretos deflagrou uma operação na manhã de hoje, cumprindo mandados de busca e apreensão contra uma empresa suspeita de aplicar o golpe do empréstimo consignado. O nome da instituição não foi divulgado para preservar as investigações.
Investigação e Mandados
Catorze policiais civis da Central de Polícia Judiciária cumpriram seis mandados: um na empresa e cinco em endereços ligados aos investigados. Segundo o Delegado Marcelo Gambi, a maioria das vítimas do estelionato era idosa, com prejuízo estimado em R$ 146 mil. As investigações, iniciadas em setembro, apontam que os proprietários ofereciam empréstimos consignados, induzindo idosos a abrir contas bancárias para desviar os valores.
Modus Operandi e Apreensões
O delegado explicou que os criminosos ofereciam empréstimos consignados e convenciam as vítimas idosas a abrir contas bancárias. A maior parte do dinheiro do empréstimo, no entanto, era desviada para os criminosos, em vez de ser depositada na conta dos beneficiários. Durante a operação, foram apreendidos um veículo, celulares, computadores, cartões bancários, cerca de R$ 900 em dinheiro, documentos, além de cocaína e maconha.
Leia também
Suspeitos e Encaminhamento
Os suspeitos foram encaminhados à delegacia, interrogados e liberados em seguida. Eles responderão pelos crimes de estelionato, furto qualificado e associação criminosa. A operação demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater crimes que vitimam principalmente a população idosa e reforça a importância de se estar atento a ofertas de empréstimos que pareçam suspeitas.



