Operação Éfodo cumpre 28 mandados de prisão e 36 de busca e apreensão nesta terça-feira (14)
A Polícia Civil de Barretos deflagrou na manhã desta quarta-feira a operação “Éfodo”, com o objetivo de prender suspeitos de integrar uma facção criminosa paulista que atua dentro e fora de presídios.
Operação em Grande Escala
A operação contou com a participação de policiais civis de diversas cidades, incluindo Ribeirão Preto, Bauru e Araçatuba. Ao todo, foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão e 28 mandados de prisão. As investigações tiveram início cerca de um ano após a prisão de um líder da organização criminosa, a partir da análise de documentos que levaram à identificação de outros membros envolvidos no tráfico de drogas na região de Barretos.
Ampla Abordagem Geográfica
As diligências ocorreram em cidades como Barretos, Guaira, Jardinópolis e em diversos presídios de Ribeirão Preto, Serra Azul, Guariba, Tayuva, Balbinos, Reginópolis, Álvaro de Carvalho e Andradina. Cerca de 100 policiais civis de Ribeirão Preto, São Paulo e Araçatuba, com o apoio de 30 viaturas, participaram da ação. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Leia também
Origem do Nome da Operação e Próximos Passos
O nome “Éfodo” faz referência à Grécia Antiga, onde os éfodos eram responsáveis por evitar o extravio de cartas. Um dos presos na operação tinha a função de levar mensagens de criminosos presos para um líder da organização. Mais detalhes serão apresentados em entrevista coletiva com o delegado seccional de Barretos, José Luiz Ramos Cavalcante, às 9h30.