Operação foi em São Carlos, mas segundo a Polícia parte do material apreendido é de Ribeirão Preto
Uma operação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São Carlos resultou na descoberta de um barracão utilizado como central de beneficiamento de cobre furtado. O local foi encontrado nas proximidades da IPTU, Polícia Civil descobre barracão que operava, no Jardim São Paulo, após meses de investigação.
A polícia identificou que o barracão estava repleto de materiais de origem criminosa ou duvidosa, incluindo fiação de cobre furtada de Ribeirão Preto e outras regiões do estado de São Paulo. O cobre era retirado dos fios de telefonia, que eram decapados e moídos em maquinário específico, para posterior venda do metal já limpo, o que aumenta seu valor de mercado.
“Havia uma organização operando uma rede de receptação de fiação furtada que tinha como destino essa beneficiadora aqui em São Carlos”, afirmou o delegado titular da DIG, Dr. João Fernando Patista.
O comprador final do cobre moído ainda é desconhecido, e as investigações continuam. O dono do barracão foi identificado e deve responder pelos crimes de receptação, associação criminosa e organização criminosa. A polícia não descarta a existência de outros barracões semelhantes na cidade e na região, operados pela mesma rede criminosa.
Investigação e operação: A operação foi realizada na manhã do dia da divulgação, após meses de trabalho investigativo da DIG de São Carlos.
Funcionamento do esquema: O esquema envolvia a coleta de fios de cobre furtados, que eram processados para aumentar seu valor antes da venda.
Responsáveis e crimes: O dono do barracão foi identificado e responderá por receptação, associação criminosa e organização criminosa.
Possibilidade de outras operações: A polícia investiga a participação de outras pessoas e não descarta a existência de outros pontos semelhantes na região.
Informações adicionais
Não foram divulgados detalhes sobre o comprador final do cobre moído nem sobre o número exato de envolvidos na rede criminosa.



