Golpistas acessam a lista de contatos das vítimas e pedem dinheiro se passando pelo dono do aparelho e pedem dinheiro
A Polícia investiga um novo golpe aplicado via WhatsApp que lesa diversas vítimas. Golpistas conseguem acesso aos números de celular das pessoas, se passam pelos donos dos aparelhos e pedem dinheiro emprestado para seus contatos.
Como o golpe funciona?
Muitas pessoas recebem as mensagens sem desconfiar, realizando transferências achando tratar-se de amigos ou parentes. Somente depois descobrem a fraude. Um exemplo disso foi o caso de uma mulher (que prefere não ser identificada) que teve seu celular bloqueado, impossibilitando ligações e envio de mensagens. Sem seu conhecimento, criminosos contatavam seus familiares pelo WhatsApp, pedindo dinheiro em seu nome. A mensagem padrão incluía frases como “está tudo bem?”, “estou com um problema”, “preciso de ajuda para pagar umas contas”, simulando uma situação de emergência.
Vítimas e prejuízos
A mulher só percebeu o ocorrido quando seu marido relatou uma conversa via WhatsApp que ela não havia realizado. A situação gerou choque e susto. A ação criminosa também atingiu o cunhado da vítima, que chegou a depositar R$ 1.100. Preocupada, a mulher alertou familiares e amigos, mas mesmo assim, um parente caiu no golpe.
Leia também
Dicas de segurança
Emerson Cavaleri, analista de sistemas, alerta sobre os riscos de se acessar a conta do WhatsApp simultaneamente em um computador, o que facilita o acesso a contatos e conteúdo. Ele também recomenda cautela com redes Wi-Fi abertas, pois informações podem ser capturadas por hackers, incluindo senhas de e-mail e bancárias. A dica principal é: sempre que receber uma mensagem solicitando dinheiro, ligue para a pessoa para confirmar a veracidade da solicitação, evitando assim ser vítima desse tipo de golpe.



