CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Polícia Civil prende dois e realiza nove mandados de busca e apreensão na região

Operação Margem Presa investiga fraudes na Justiça que também tinham como vítimas aposentados e pensionistas
busca e apreensão
Operação Margem Presa investiga fraudes na Justiça que também tinham como vítimas aposentados e pensionistas

Operação Margem Presa investiga fraudes na Justiça que também tinham como vítimas aposentados e pensionistas

Nesta segunda-feira, agentes da Polícia Civil cumpriram nove mandados de busca e apreensão em Barretos e Olímpia, na operação “Margem-empresa”. A operação, que já monitorava o grupo criminoso há seis meses, foi deflagrada a partir de ações judiciais na cidade.

Fraude em Empréstimos Consignados

Segundo o delegado Rafael Faria, o esquema era liderado por um advogado que se associou a uma representante de financeiras. Eles fraudavam contratos de empréstimos bancários, principalmente de aposentados e pensionistas, muitas vezes sem o conhecimento das vítimas. A representante lançava os contratos fraudulentos nos sistemas bancários, utilizando dados de clientes que já possuíam contratos de empréstimo. Em alguns casos, os aposentados assinavam documentos em branco.

Ações Judiciais Fraudulentas

Após a fraude, o advogado e a representante procuravam as vítimas, alegando que elas tinham direito a ações judiciais contra os bancos. Dessa forma, eles recebiam comissões pela venda fraudulenta dos contratos e honorários advocatícios, além das indenizações obtidas nos processos judiciais. Além disso, o advogado também falsificava procurações, utilizando endereços falsos para reduzir custos processuais.

Suspensão de Registros Profissionais

Além das prisões, a Polícia Civil solicitou a suspensão do registro profissional de outros quatro advogados envolvidos no esquema. A vulnerabilidade de idosos e pensionistas foi explorada pelos criminosos, que se aproveitavam da facilidade de acesso aos dados bancários dessas pessoas. Os presos foram encaminhados para a delegacia de Barretos para prestar depoimentos. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.