Caminhoneiros registravam ocorrências relatando o crime, mas a carga ficava com os golpistas; operação acontece em 16 cidades
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação em todo o estado para combater o roubo e desvio de cargas. A ação, denominada ‘Fake Liz’, mira uma quadrilha que envolve motoristas de caminhões, com investigações concentradas em Barretos.
Mandados em Barretos
Na manhã desta quarta-feira, policiais civis cumpriram 56 mandados de busca, apreensão e prisão temporária em Barretos. A operação visa desmantelar a quadrilha que, segundo as investigações, desviava cargas utilizando boletins de ocorrência falsos.
Boletim de Ocorrência Falsificado
As investigações começaram após um boletim de ocorrência de roubo ser registrado. A polícia constatou que o motorista havia apresentado um boletim falso para a empresa onde trabalhava, com o intuito de ficar com a carga de óleo. A partir daí, descobriu-se um esquema envolvendo diversos caminhoneiros que simulavam roubos à mão armada para desviar produtos. Entre 2019 e 2020, foram apuradas mais de 70 ocorrências falsas em várias regiões do estado, com pelo menos 24 motoristas envolvidos.
Leia também
Operação em Escala Nacional
De acordo com o delegado Rafael Faria Domingos, da DIG de Barretos, a operação contou com a participação da Polícia Civil do Paraná, Maranhão e Ceará, demonstrando a abrangência nacional da quadrilha. Foram cumpridos 19 mandados de prisão temporária e 37 mandados de busca e apreensão. A quadrilha é acusada de desviar cargas, principalmente de alimentos e bebidas, utilizando a estratégia de boletins de ocorrência falsos e simulação de assaltos. A Polícia Civil continua investigando o caso, e novas informações serão divulgadas em breve.



