Invasões a celulares cresceu 50% nos últimos três meses
A Polícia Federal do Paraná investiga uma quadrilha de Ribeirão Preto especializada em golpes por aplicativos de celular. O grupo clona linhas telefônicas, acessa aplicativos bancários e realiza transferências fraudulentas.
Golpes em alta
Esse tipo de crime tem crescido no Brasil, representando atualmente 15% dos roubos pela internet. O número de invasões a smartphones aumentou 50% nos últimos três meses, ficando atrás apenas de ataques por e-mail com vírus.
Vítimas relatam prejuízos
Uma vítima só percebeu o golpe ao receber uma ligação do gerente do banco, questionando uma transferência de R$ 20 mil para uma conta em Ribeirão Preto. Duas vítimas, que preferiram não se identificar, expressaram preocupação com a insegurança gerada por esse tipo de crime, relatando nervosismo e tensão ao descobrir o acesso não autorizado à sua conta bancária.
Leia também
Medidas de segurança
O consultor em segurança digital Daniel Nascimento explica que a terceirização de serviços de armazenamento de dados por bancos facilita o acesso de quadrilhas a informações. Ele recomenda cautela e reforça a importância da segurança digital em todos os dispositivos. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) afirma investir R$ 2 bilhões anuais em segurança e atuar em parceria com autoridades. O sindicato das empresas de telecomunicações também destaca seus investimentos em segurança, alertando sobre a ilegalidade de contratar serviços com dados de terceiros e afirmando que as operadoras são vítimas desses crimes, assim como os consumidores.



