CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Polícia Federal realiza operação contra quadrilha investigada por associação criminosa e lavagem de dinheiro em Ribeirão

Grupo criou uma rede financeira para tentar regularizar o fluxo de dinheiro obtido no tráfico de drogas
lavagem de dinheiro
Grupo criou uma rede financeira para tentar regularizar o fluxo de dinheiro obtido no tráfico de drogas

Grupo criou uma rede financeira para tentar regularizar o fluxo de dinheiro obtido no tráfico de drogas

A Polícia Federal deflagrou hoje a Operação Arcários para combater crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro oriundos do tráfico de drogas. A investigação, em conjunto com o Ministério Público do Estado de São Paulo por meio do Gaeco de Ribeirão Preto, apurou um esquema que funcionava desde meados de 2018 até o início de 2019.

Empresas de fachada e sócios laranjas

O grupo criminoso utilizava empresas de fachada com sócios laranjas para criar um sistema financeiro empresarial, disfarçando a origem de recursos ilegais do tráfico de drogas e permitindo seu uso pelos verdadeiros criminosos. A operação mira em identificar os beneficiários dessa estrutura criminosa e a origem do dinheiro ilícito.

Mandados de busca e apreensão

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Ribeirão Preto, expedidos pela 5ª Vara Criminal da comarca. As buscas objetivavam localizar provas que vinculassem os investigados aos crimes. A lavagem de dinheiro, prevista no artigo 1º da Lei 9.613/98, prevê pena de reclusão de 3 a 10 anos. A associação criminosa, por sua vez, está prevista no artigo 288 do Código Penal.

Resultados da Operação

A Operação Arcários representa um importante passo no combate ao crime organizado em Ribeirão Preto. A Polícia Federal e o Ministério Público seguem investigando o caso para desvendar completamente a rede criminosa e responsabilizar todos os envolvidos. Acompanharemos os desdobramentos e informaremos sobre novas atualizações.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.