CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Polícia investiga possível ligação entre incêndios em matas

Segundo a promotora do Gaema, os dois casos aconteceram na mesma região de Ribeirão Preto
incêndios em matas
Segundo a promotora do Gaema, os dois casos aconteceram na mesma região de Ribeirão Preto

Segundo a promotora do Gaema, os dois casos aconteceram na mesma região de Ribeirão Preto

A Polícia Civil de Ribeirão Preto investiga uma série de incêndios criminosos que ocorreram na cidade, causando preocupação e danos ambientais significativos.

Incêndios na Zona Sul e Próximo à USP

Imagens de câmeras de segurança flagraram um homem ateando fogo em uma mata na zona sul, próximo a outro incêndio que devastou uma área equivalente a dez campos de futebol. Outro caso ocorreu próximo à USP, onde um casal foi flagrado colocando fogo em uma área próxima à universidade. A Polícia investiga a relação entre esses incidentes e busca identificar os responsáveis.

Investigação e Ações do Ministério Público

A investigação conta com a análise de imagens de segurança e depoimentos. O Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), acompanha o caso e atua na prevenção de novos incidentes. A promotora Cláudia Bibbi destaca a importância da prevenção e da conscientização da população para minimizar o problema no futuro.

Conscientização e Educação Ambiental como Prevenção

Especialistas apontam a falta de conscientização como a principal causa dos incêndios. O coordenador da área de reflorescimento da USP, Tomás Ferreira Domingues, defende a educação ambiental como ferramenta crucial para evitar novos desastres. Ações de conscientização, realizadas por instituições como a ABAG e o Instituto de Pesquisas Espaciais, são importantes, mas a mudança de comportamento da população é fundamental para a preservação do meio ambiente. A maioria dos incêndios (99%) são causados por ação humana, sendo que os casos naturais são raros e de menor impacto. A preservação dos 8% remanescentes da Mata Atlântica na região exige ações urgentes e prioritárias.

A Defesa Civil Paulista emitiu alertas para o fim de semana devido à estiagem prolongada, altas temperaturas e baixa umidade, fatores que contribuem para a rápida propagação do fogo. A conscientização da população sobre os riscos e os danos causados pelos incêndios criminosos é fundamental para a preservação do meio ambiente e a segurança da população de Ribeirão Preto.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.