CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Polícia Militar inaugura Centro Judiciário de Conflitos dentro do quartel

Objetivo da corporação é conciliar problemas e tentar evitar que os processos sejam levados à Justiça
Centro Judiciário de Conflitos
Objetivo da corporação é conciliar problemas e tentar evitar que os processos sejam levados à Justiça

Objetivo da corporação é conciliar problemas e tentar evitar que os processos sejam levados à Justiça

A partir da próxima semana, policiais militares do terceiro batalhão de Ribeirão Preto atuarão como mediadores em conflitos extrajudiciais, evitando a sobrecarga do sistema judicial.

Mediação de conflitos na PM

O serviço, chamado SEJUSKI (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), oferecerá mediações gratuitas para casos como desentendimentos entre vizinhos, perturbação do sossego e outras ocorrências que não configuram crimes. A iniciativa conta com a parceria do Tribunal de Justiça e tem como objetivo solucionar conflitos de forma rápida e eficiente, evitando longos processos judiciais.

Como funciona o SEJUSKI

Policiais militares capacitados em mediação conduzirão as audiências de conciliação. A PM já possui uma lista de conflitos para serem resolvidos, mas qualquer cidadão com um problema passível de mediação pode procurar o SEJUSKI para relatar a situação. Caso o caso seja adequado para mediação, a PM entrará em contato com a outra parte envolvida para agendar uma audiência de reconciliação.

Resultados esperados

O SEJUSKI, localizado na Avenida Pasqual Neck, dentro do batalhão da Polícia Militar, pretende desafogar o sistema judiciário e oferecer uma solução ágil e acessível para conflitos na comunidade. O contato direto com a população, por meio do Centro de Operações da PM, permite a identificação de potenciais conflitos, possibilitando a intervenção preventiva e a busca pela conciliação entre as partes envolvidas. A iniciativa demonstra o compromisso da PM em auxiliar a população em questões que não envolvem crimes, buscando a resolução pacífica de conflitos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.