Operação, que começou em Ribeirão Preto, investiga grupo que teria lesado pessoas de seis estados, com site falso do Detran
Golpe do Leilão Online: Quadrilha é Presa em Ribeirão Preto
Uma quadrilha especializada em golpes de leilões online foi desarticulada pela Polícia Civil de Ribeirão Preto. Três suspeitos foram presos na manhã desta quinta-feira, em operação que se estendeu pela região do ABC paulista e Grande São Paulo. As investigações, iniciadas há quatro meses, apontam para prejuízos de aproximadamente R$ 1,5 milhão a vítimas em seis estados.
Modus Operandi e Investigação
O grupo criminoso criou um site que imitava o Detran para atrair vítimas. Após os lances, o dinheiro era desviado para contas dos criminosos. O site, hospedado no Brasil, foi identificado e bloqueado pela Polícia Civil, impedindo que mais pessoas fossem vítimas do golpe. A dificuldade em identificar todas as vítimas reside no fato de muitas delas estarem em outros estados, dificultando o acesso aos dados de registros e boletins de ocorrência.
Prisões e Desdobramentos
A polícia acredita que quatro pessoas lideravam a quadrilha, sendo três presas e uma ainda procurada. Os CNPJs das empresas dos golpistas, registradas na Receita Federal como atuantes no ramo de leilões, foram bloqueados. As investigações prosseguem para identificar o quarto suspeito, outras possíveis vítimas e apurar os crimes de organização criminosa, estelionato qualificado em meio eletrônico e lavagem de dinheiro. A Polícia Civil destaca a importância das denúncias e registros de ocorrência para auxiliar nas investigações e no ressarcimento futuro das vítimas.
Leia também
A operação demonstra a eficácia da integração entre os órgãos de segurança pública e a importância da prevenção por parte dos cidadãos. Antes de participar de leilões online, é fundamental verificar a procedência do site e sua confiabilidade. A atenção redobrada é crucial em transações de valores altos, uma vez que golpes dessa natureza são cada vez mais comuns.



