Homem que estava com o veículo é suspeito de integrar quadrilha especializada no furto de veículos; ele passará por audiência
Uma audiência de custódia está marcada para esta quarta-feira para decidir se um homem preso na terça-feira continuará detido — Polícia recupera caminhonete de luxo furtada —. Ele foi detido com uma caminhonete Toyota Hilux furtada no início do ano em Ribeirão Preto.
O veículo foi encontrado em um lava rápido na zona leste da cidade, no bairro Parque dos Flamboyants. Segundo o suspeito, ele teria levado a caminhonete para o local para limpá-la antes de entregá-la a um comprador, que não sabia da origem ilícita do veículo.
Durante patrulhamento de rotina, a polícia identificou que a caminhonete havia sido furtada no começo do mês em Bomfim Paulista. Conforme relato do suspeito, o veículo ficou escondido em uma área de mata por 14 dias antes de ser levado ao lava rápido.
Leia também
Detalhes da investigação: A tenente Carla Gabaldo explicou que o homem preso tinha a função de deslocar o veículo até o local onde estava escondido, lavar a caminhonete e entregá-la ao comprador final. Ele foi autuado por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículo.
Dentro da caminhonete, a polícia apreendeu um módulo eletrônico utilizado para dar partida sem a chave original, escondido atrás do painel.
Suspeita de quadrilha especializada: As autoridades suspeitam que o homem faça parte de uma quadrilha especializada em furtos e adulterações de veículos na região de Ribeirão Preto. A Hilux apreendida está avaliada em mais de R$ 150 mil, o que a torna um alvo frequente dos criminosos.
Práticas comuns no crime: Segundo a polícia, é comum que veículos furtados sejam abandonados em áreas de mata para aguardar o desaparecimento dos rastreadores. Caso não sejam localizados, os veículos seguem para venda ou desmanche. A polícia realiza operações frequentes contra receptadores e desmanches ilegais.
Investigação do lava rápido: O proprietário do lava rápido onde a caminhonete foi encontrada foi levado para prestar depoimento e liberado, mas permanece sob investigação para apurar possível envolvimento no esquema criminoso.
Entenda melhor
Audiências de custódia são realizadas para avaliar a legalidade da prisão e decidir se o suspeito deve permanecer detido ou ser liberado até o julgamento.



