CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Policiais da região são alvos de investigações pela corregedoria

Ao todo, 15 agentes tiveram os nomes ligados a grupos criminosos
investigação policial corregedoria
Ao todo, 15 agentes tiveram os nomes ligados a grupos criminosos

Ao todo, 15 agentes tiveram os nomes ligados a grupos criminosos

Quinze policiais da região de Ribeirão Preto são investigados por corrupção, segundo apuração conjunta do Ministério Público e da Corregedoria da Polícia. As investigações revelam um padrão preocupante de desvio de conduta, comprometendo a confiança pública nas forças de segurança.

Desvios de Conduta e Operação em Ituverava

O caso mais recente ocorreu em Ituverava, onde um delegado e cinco policiais civis foram detidos por suspeita de receberem vantagens financeiras indevidas em troca da devolução de bens roubados a vítimas. O Ouvidor das Polícias do Estado de São Paulo, Benedito Mariano, confirmou que os policiais foram afastados enquanto as investigações prosseguem. A apuração detalhada determinará se os envolvidos serão indiciados e denunciados pelo Ministério Público.

Outros Casos de Corrupção Policial

Além do caso de Ituverava, outros policiais estão sob investigação. Um delegado e dois escrivães são suspeitos de omissão em investigações de advogados envolvidos em golpes milionários. Em outubro de 2018, uma operação prendeu uma quadrilha do jogo do bicho, com a participação de três policiais de Pitangueiras que, supostamente, deixavam de cumprir ordens para não prejudicar a organização criminosa.

Ações de Controle e Consequências

O Ouvidor Benedito Mariano expressou sua decepção com os casos de corrupção policial, afirmando que os envolvidos podem ser exonerados. Ele destacou, no entanto, a importância da ação conjunta dos órgãos de controle interno e externo, juntamente com o monitoramento da Ouvidoria da Polícia, para combater a corrupção e afastar os policiais desonestos. As investigações em andamento podem resultar em demissões e processos criminais para os policiais envolvidos, caso seja comprovada sua participação nos crimes. Todos os policiais mencionados negaram as acusações e estão afastados de suas funções até o fim das investigações.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.