Agente aposentado, Valdinei Cecílio de Brito foi a júri popular nesta segunda (24); crime aconteceu em outubro de 2012
Após 11 anos do crime, o policial militar aposentado Valdineis Cecílio de Brito foi condenado a 24 anos de prisão pela morte do adolescente Luciano Ângelo de Lima Filho. O julgamento, que durou 12 horas, ocorreu no Fórum de Ribeirão Preto e culminou na decisão unânime dos jurados pela condenação.
O Crime e o Julgamento
O crime aconteceu em outubro de 2012, um dia após o aniversário de 15 anos de Luciano. Segundo investigações, uma discussão por conta de um cone de trânsito na Avenida Patriarca, em Jardim Piratininga, resultou em um tiro nas costas que vitimou o adolescente. O ex-policial respondia ao processo em liberdade e foi acusado de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e sem possibilidade de defesa da vítima. A avó de Luciano, Lete Serafim dos Santos, acompanhou o julgamento e expressou alívio com a sentença.
Depoimentos e Reações
Testemunhas presentes no local relataram que Luciano teria chutado um cone de trânsito antes do incidente. Imagens de segurança mostraram o momento em que o adolescente caiu da bicicleta já baleado. Apesar dos esforços para socorrê-lo, Luciano chegou sem vida ao hospital. O advogado de defesa de Brito, Júlio Moçim, anunciou que irá recorrer da decisão, e o ex-policial permanecerá em liberdade até o julgamento da apelação.
Leia também
Um Alívio para a Família
A família de Luciano recebeu a notícia da condenação com alívio, após anos de espera por justiça. A sentença representa um fechamento, ainda que parcial, para a dor da perda e a busca por responsabilização pelo crime. O caso destaca a importância da persistência na busca por justiça em crimes violentos e a necessidade de responsabilização dos culpados.



