Acusado de compor grupo de extermínio, ex-agente soma 206 anos de prisão em condenações por seis homicídios
Ex-policial condenado a 30 anos de prisão por assassinato de adolescente em Ribeirão Preto
Crime de 2004
Ricardo José Guimarães foi condenado a mais 30 anos de prisão pelo assassinato de Tiago Aguiar Silva, de 14 anos, ocorrido em janeiro de 2004, no centro de Ribeirão Preto. O crime aconteceu na esquina das ruas Marcon de Salgado e Florencio de Abril. O adolescente tinha passagens pela polícia por envolvimento com o tráfico de drogas, segundo o promotor de justiça Gás Parbarreto.
Detalhes da Investigação
Tiago foi morto a tiros de calibre 765, mesmo calibre encontrado em outros crimes da época, cometidos por um grupo de extermínio. A perícia balística comprovou que a arma usada no crime pertencia a Guimarães, preso dois meses após o assassinato. Apesar de não haver testemunhas oculares, a perícia foi crucial para a condenação. Guimarães já havia sido preso em março de 2004 por matar Tatiana e tentar matar Amir Rogério. Uma pistola calibre 765 foi apreendida na ocasião, sendo a mesma utilizada no assassinato de Tiago.
Acumulo de Condenações e Perspectivas Futuras
Com essa nova condenação, as penas de Guimarães somam mais de 206 anos de prisão. Ele já havia sido condenado por outros crimes, incluindo as mortes de Tatiana Susena, Anderson Luiz, Enoque de Oliveira Moura e dois policiais no Rio Grande do Sul. Embora a lei de execuções penais limite a pena para 30 anos, a investigação continua buscando identificar outros envolvidos nos crimes. Um novo julgamento está previsto para os próximos dias, relacionado à participação de Guimarães em um grupo de extermínio.
Apesar do longo histórico de crimes e condenações, a justiça segue seu curso buscando elucidar todos os detalhes e responsabilizar todos os envolvidos. A condenação de Guimarães representa um passo importante na busca por justiça para as vítimas e suas famílias, mas ressalta a necessidade de investigações mais aprofundadas para identificar e punir todos os participantes desses crimes.



