Do total, 706 pacientes tiveram sintomas leves, 72 moderados e 33 graves; unidade de saúde funciona 24h na UPA da 13 de Maio
Em apenas alguns dias de funcionamento, o polo Covid-19 de Ribeirão Preto já atendeu um grande número de pacientes.
Atendimento no Polo Covid-19
Desde a sua inauguração em 1º de abril até as 11h do dia seguinte, o polo da prefeitura atendeu 811 pacientes com sintomas de coronavírus, como febre, dores no corpo e dificuldade respiratória. Destes, 706 apresentaram sintomas leves, 72 moderados e 33 graves.
Protocolos de Atendimento
De acordo com o infectologista Benedito Lopes da Fonseca, a maioria dos pacientes (80%) apresenta sintomas leves, como dor de garganta, mal-estar, perda de olfato e febre baixa. Nestes casos, o paciente recebe recomendações para isolamento domiciliar e uso de medicamentos para alívio dos sintomas. Situações mais graves, com insuficiência respiratória, necessitam de internação em terapia intensiva, podendo exigir entubação e tratamento por até 14 dias.
Leia também
Recomendações e Testes
O polo Covid-19 funciona 24 horas por dia e está localizado em frente à UPA da 13 de Maio. É importante ressaltar que, no momento, os testes para Covid-19 estão sendo realizados apenas em hospitais, para pacientes em estado grave. A recomendação para quem procurar atendimento no polo é o uso de máscara e álcool em gel.
O polo Covid-19 em Ribeirão Preto tem demonstrado ser um importante recurso no enfrentamento da pandemia, oferecendo atendimento rápido e direcionado para pacientes com sintomas de coronavírus, contribuindo para o controle e tratamento da doença na região.



