Hospital de campanha foi inaugurado em abril, mas foi desativado em outubro por conta da redução do número de casos da Covid-19
Ribeirão Preto reativa polo Covid-19 devido ao aumento de casos
Unidade de Pronto Atendimento volta a funcionar
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da 13 de Maio, em Ribeirão Preto, reativou nesta segunda-feira (16) seu polo Covid-19. A estrutura, instalada na unidade, atenderá exclusivamente pacientes com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Moradores com sintomas como febre, coriza e dor de garganta podem procurar atendimento. O polo funcionará das 8h às 17h, de segunda a domingo.
Reabertura em meio a aumento de casos
A reativação ocorre em resposta ao aumento recente no número de casos confirmados de Covid-19 em Ribeirão Preto, bem como ao crescimento da ocupação de leitos de terapia intensiva em hospitais públicos e privados. Em janeiro, foram registrados 1.557 testes positivos em apenas 12 dias. A Secretaria da Saúde destaca que o polo Covid-19, considerado um hospital de campanha, ajudará a melhorar a capacidade de atendimento, principalmente para pacientes que necessitam de observação e oxigênio, mas não precisam de internação.
Leia também
Expansão de leitos de UTI e testes
Além da reabertura do polo Covid-19, a cidade também anunciou a abertura de 15 leitos de UTI no Hospital Santa Lydia, exclusivos para pacientes com Covid-19 (com exceção da ala pediátrica, que ficará isolada). Outros leitos serão abertos em outras unidades hospitalares. Pacientes com sintomas da doença serão encaminhados para o teste PCR, considerado o padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19. Os moradores que precisarem de atendimento para outras especialidades deverão procurar outras UPAs e unidades básicas de saúde.
A retomada das atividades do polo Covid-19 e a ampliação de leitos de UTI visam desafogar a rede pública hospitalar e garantir o atendimento adequado à população diante do aumento dos casos da doença.



