CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Polo Dengue completa uma semana em Ribeirão Preto

Segundo a Secretaria de Saúde, 1,7 mil pessoas foram atendidas na UBDS do Castelo no período
Polo Dengue Ribeirão Preto
Segundo a Secretaria de Saúde, 1,7 mil pessoas foram atendidas na UBDS do Castelo no período

Segundo a Secretaria de Saúde, 1,7 mil pessoas foram atendidas na UBDS do Castelo no período

O Polo Dengue de Ribeirão Preto completou uma semana de funcionamento nesta quinta-feira, oferecendo atendimento 24 horas por dia com uma equipe especializada no tratamento de pacientes com sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya. Nesses primeiros sete dias, a unidade realizou um total de 1.706 atendimentos.

Impacto nas Unidades de Saúde e Primeiras Impressões

Segundo a Secretaria de Saúde do município, a abertura do Polo Dengue resultou em uma queda de até 10% no movimento das demais unidades de saúde, que atrásra encaminham os pacientes com sintomas para o atendimento especializado. No início, o Polo Dengue enfrentou algumas reclamações, principalmente em relação ao tempo de espera, que chegou a atingir 5 horas por atendimento. No entanto, relatos recentes indicam uma melhora na agilidade do atendimento, com pacientes afirmando ter recebido a assistência necessária ao chegarem à unidade.

Desafios Persistentes e Busca por Atendimento

Apesar da melhora no atendimento, alguns desafios persistem. Pacientes que residem em áreas mais distantes relatam dificuldades em se deslocar diariamente até o Polo Dengue. Além disso, a preocupação com a persistência da proliferação do mosquito em bairros como o Simione é um ponto de atenção. Alguns pacientes, como o eletricista Renato Ilani, optam por procurar diretamente o Polo Dengue, buscando um tratamento mais especializado.

Orientações e Próximos Passos

A coordenadora distrital da Secretaria de Saúde, Elisangela Aparecida ao Meio da Puga, reforça a importância de que os pacientes com sintomas procurem, primeiramente, a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que funciona 24 horas. O Polo Dengue é destinado ao acompanhamento dos casos encaminhados pelas unidades básicas de cada bairro. A Secretaria de Saúde avalia a possibilidade de implantar um segundo polo, caso a incidência da doença aumente. Atualmente, 90 profissionais de saúde trabalham em diferentes turnos no Polo Dengue. O último balanço divulgado pela prefeitura aponta para 1.557 casos de Dengue confirmados e mais de 9 mil suspeitos na cidade.

Diante do cenário, a Secretaria estima que Ribeirão Preto pode registrar até 60 mil casos de Dengue neste ano, configurando a maior epidemia da história da cidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.