CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Pontal realiza plano de contingência para combater à dengue

Objetivo vai desde o atendimento ao paciente doente, até o trabalho preventivo para acabar com criadouros do mosquito
Pontal realiza plano de contingência para
Objetivo vai desde o atendimento ao paciente doente, até o trabalho preventivo para acabar com criadouros do mosquito

Objetivo vai desde o atendimento ao paciente doente, até o trabalho preventivo para acabar com criadouros do mosquito

A cidade de Em. Pontau, Pontal realiza plano de contingência para, localizada a 37 quilômetros de Ribeirão Preto e com cerca de 40 mil habitantes, registrou uma morte por dengue. O prefeito José Carlos Neves afirmou que a administração municipal tem realizado um trabalho de rastreamento dos pacientes desde o atendimento na rede de saúde até as residências, onde são feitas ações preventivas para eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

“Eu chamei toda a minha equipe e montamos um plano de contingência e conseguimos conter a situação. Dentro desse plano, criamos um polo de atendimento para pessoas com sintomas e encaminhamos casos para a urgência e emergência da Santa Casa, onde estruturamos um atendimento mais ágil e confortável para a população”

, explicou o prefeito.

Medidas adotadas pela prefeitura

Segundo o prefeito, o tempo médio de espera para atendimento caiu de 40-50 minutos para 15-20 minutos. A prefeitura realiza mutirões diários e, aos sábados, mobiliza equipes em cinco frentes para cobrir toda a extensão do município. No próximo sábado, serão atendidos os bairros Jardim das Arueiras, Campos Elíseos e Ejectiba 1, 2 e 3, áreas próximas onde se pretende inibir a proliferação do mosquito.

Investimentos e conscientização: O prefeito destacou que foram investidos recursos próprios significativos para melhorar a qualidade de vida e garantir atendimento adequado à população. Ele também reforçou a importância da colaboração dos cidadãos, orientando que cada um verifique seus quintais para eliminar possíveis criadouros, como vasos, pneus e lixo descartado irregularmente.

“Temos direitos e deveres. O poder público está fazendo sua parte e contamos com cada cidadão para fazer a sua”

.

Decreto de emergência pública no estado de São Paulo: Em âmbito estadual, o governo de São Paulo anunciou um decreto de emergência pública para a situação da dengue. O decreto, que deve ser publicado pela Secretaria de Estado da Saúde, visa agilizar a contratação, compra de equipamentos, insumos e inseticidas, dispensando licitações para acelerar o enfrentamento da epidemia.

Segundo informações, já ocorre uma reunião para avaliação do decreto, que busca facilitar as ações do poder público diante da situação emergencial.

Informações adicionais

Não foram divulgados dados detalhados sobre o número total de casos de dengue na cidade ou no estado, nem sobre o impacto do decreto após sua publicação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.