CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pontos da Vila Virgínia e da região central tomam ‘cara de cracolândia’ em Ribeirão Preto

Reportagem da CBN flagrou o comércio e o uso indiscriminado de drogas a luz do dia; situação escancara problemas sociais
cracolândia Ribeirão Preto
Reportagem da CBN flagrou o comércio e o uso indiscriminado de drogas a luz do dia; situação escancara problemas sociais

Reportagem da CBN flagrou o comércio e o uso indiscriminado de drogas a luz do dia; situação escancara problemas sociais

Ribeirão Preto enfrenta um problema crescente: a formação de áreas semelhantes à Cracolândia, em locais afastados, como matas e terrenos baldios. A situação, além de um problema social e de saúde pública, gera impactos ambientais e de segurança.

Áreas Críticas e Impactos

Samuel Santos investigou pontos específicos na Vila Virgínia e arredores, onde moradores em situação de rua e usuários de drogas se concentram. Em locais como a travessa do Iuti, entre as ruas Primo Tronco e Rangéu Pestana, e nas margens do Ribeirão Preto, próximo à Avenida Álvaro de Lima, observa-se um acúmulo significativo de lixo, desmatamento e uso de drogas a céu aberto. Moradores relatam furtos e roubos, demonstrando a insegurança gerada pela situação. O problema se estende a outras áreas, como atrás da Caramuru, próximo à Avenida Luzitana, na antiga estrada do Boiadeiro.

Ações Governamentais e Demandas

A Prefeitura de Ribeirão Preto afirma contar com uma ampla rede de atendimento social, incluindo abordagem social, Centro Pop e acolhimento em comunidades terapêuticas. Entretanto, o atendimento é voluntário e a eficácia das ações nas áreas afetadas é questionada. A Secretaria de Assistência Social destaca o telefone 161 para denúncias. Uma comissão na Câmara Municipal discute soluções, com um relatório previsto para novembro. O Ministério Público investiga denúncias de desmatamento e acúmulo de lixo na Vila Virgínia, enquanto a Secretaria da Infraestrutura relata ações de limpeza na região.

Segurança Pública e Implicações

A situação contribui para o aumento de furtos e roubos na região, segundo especialistas. A Secretaria da Segurança Pública afirma realizar rondas e operações, como a Operação Madrugada Segura, para combater a criminalidade. A fragilidade da lei penal e a alta taxa de coincidência criminal são apontadas como desafios adicionais para as forças de segurança. A urgência de ações integradas de assistência social, saúde e segurança pública é crucial para evitar que a situação se agrave, assemelhando-se ao problema da Cracolândia em São Paulo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.