Dos 13 locais de embarque e desembarque na via, pelo menos quatro apresentam problemas; apenas cinco possuem cobertura
Usuários do transporte público em Ribeirão Preto denunciam a falta de estrutura nos pontos de ônibus da Avenida Barão do Bananal, na zona leste da cidade. A situação afeta moradores dos bairros Jardim Zara, Jardim Aanguera e Parque Novo Mundo.
Pontos de ônibus precários
Uma reportagem da CBN Ribeirão percorreu a avenida e constatou que, dos 13 pontos de ônibus, apenas cinco possuem cobertura, e todos estão no sentido centro. Quatro pontos estão completamente sem proteção, com acúmulo de lixo e mato alto. Os pontos mais críticos ficam próximos às ruas Isaías José Ferreira e Domingos Padovã.
Impactos para os usuários
Passageiros relatam os transtornos causados pela falta de estrutura. Maria Aparecida Ferreira do Nascimento, diarista, conta que precisa se abrigar na sombra de árvores para escapar do sol e do lixo acumulado no ponto. João Martins dos Santos, aposentado, relata que, mesmo utilizando um ponto coberto no sentido centro, observa a situação precária dos demais pontos. Muitos usuários esperam do lado oposto da via, em pontos sem cobertura, para se proteger do sol e da chuva, o que aumenta o risco de acidentes.
Leia também
Fiscalização e providências
A reportagem questionou a RPTrans, responsável pela fiscalização do transporte coletivo, que informou que o Departamento de Mobilidade Urbana fará uma vistoria técnica nos pontos da Avenida Barão do Bananal. Caso seja constatada a necessidade de adequações, providências serão tomadas. A reportagem também solicitou um posicionamento ao ProUrbano, mas ainda não obteve resposta. Apesar das melhorias na frota de ônibus, a situação dos pontos de ônibus na Avenida Barão do Bananal demonstra a necessidade de investimentos em infraestrutura para garantir o conforto e a segurança dos usuários do transporte público.



