Ouça mais detalhes no ‘Giro do Agro’ desta sexta-feira (17), com a Gleice Lira
Recuperação no Agronegócio Brasileiro
Dados recentes apontam uma recuperação significativa no número de empregos no setor do agronegócio brasileiro. Após fortes perdas em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o segundo trimestre de 2021 registrou mais de 18 milhões de pessoas ocupadas no setor, contra 16 milhões no mesmo período do ano anterior. Isso representa um aumento de 7,9%, ou quase 1,5 milhão de empregos.
Desempenho por Segmento
A recuperação foi observada em todos os segmentos do agronegócio, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP). O setor agropecuário, em particular, apresentou os melhores resultados, tanto na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre de 2021, quanto na comparação entre os segundos trimestres de 2020 e 2021. Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2021, o avanço foi de 3,6%, cerca de 620 mil novos empregos.
Perspectivas Positivas
A recuperação do setor agropecuário demonstra a resiliência do agronegócio brasileiro frente às adversidades. O aumento no número de empregos indica um cenário positivo para o setor, com perspectivas de crescimento contínuo. Acompanharemos os próximos dados para avaliar a consolidação dessa tendência positiva.
Leia também
O Giro do Agro, em parceria com a Colorado Show 2021 e soluções completas da Gleis para John Deere, traz informações relevantes sobre o mercado agrícola brasileiro. Fique ligado na CBN para mais atualizações.