Ouça mais detalhes no ‘Giro do Agro’ desta quinta-feira (9), com a Andrielly Ferro
Agronegócio Brasileiro: Crescimento no Emprego
O agronegócio brasileiro apresentou um crescimento significativo na geração de empregos no terceiro trimestre de 2021, atingindo quase 19 milhões de pessoas ocupadas. De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse número representa um aumento de 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior, sendo o maior registrado para um terceiro trimestre desde 2015.
Recuperação Pós-Pandemia e Destaques Setoriais
A pesquisa do Cepea indica que esse resultado demonstra uma recuperação da pandemia, com crescimento em todos os segmentos do setor. A agroindústria se destacou nesse crescimento entre o segundo e o terceiro trimestre de 2021. Comparando os terceiros trimestres de 2020 e 2021, a agropecuária apresentou um crescimento ainda mais expressivo, com um avanço de 9,5% na população ocupada.
Participação no Mercado de Trabalho e Perspectivas
Com esse aumento, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro chegou a 20,33% no terceiro trimestre de 2021, uma pequena queda em relação aos 20,41% do trimestre anterior. Houve um crescimento considerável na categoria de trabalhadores por conta própria, além de um aumento de 18% nos empregados sem carteira assinada. Os números demonstram a força e a importância do agronegócio para a economia brasileira e a geração de empregos.