CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

População poderá denunciar atos de corrupção na Saúde

Problemas envolvendo a área também poderão ser informados oa meio de comunicação lançado nesta sexta
denunciar corrupção saúde
Problemas envolvendo a área também poderão ser informados oa meio de comunicação lançado nesta sexta

Problemas envolvendo a área também poderão ser informados oa meio de comunicação lançado nesta sexta

Neste Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente em 7 de abril, a CBN noticia casos de corrupção e má prática no setor, contrastando com a intenção da data, instituída pela OMS há 67 anos.

Caso de Corrupção em Hospital Público

A justiça determinou o afastamento do provedor e da gerente do Hospital José Venâncio de Colina, investigados por cobrarem por cirurgias do SUS. Uma idosa denunciou ter sido operada sem anestesia completa, pois o médico não havia recebido o pagamento devido. A investigação teve início em novembro do ano passado, com depoimentos do casal e de uma funcionária que confirmou o esquema.

Novo Canal de Denúncias

Em resposta a casos como este e para auxiliar pessoas que sofreram com más práticas na área da saúde, a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo lança um canal online de denúncias em Ribeirão Preto. O presidente da Federação, Iusif Ali Mery Jr., garante o anonimato dos denunciantes, que podem ser pacientes, funcionários ou qualquer pessoa que observe irregularidades. As denúncias podem abranger desde mau atendimento até problemas estruturais.

Melhoria do Setor de Saúde

O objetivo do canal não é resolver questões individuais, mas mapear os principais problemas do setor, buscando evitar o excesso de judicialização. A iniciativa visa aproximar os usuários do sistema de saúde e aumentar o diálogo entre os envolvidos, melhorando a qualidade do atendimento e a transparência do setor, tanto público quanto privado. As denúncias podem ser feitas pelo portal da Federação.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.