Problemas envolvendo a área também poderão ser informados oa meio de comunicação lançado nesta sexta
Neste Dia Mundial da Saúde, comemorado anualmente em 7 de abril, a CBN noticia casos de corrupção e má prática no setor, contrastando com a intenção da data, instituída pela OMS há 67 anos.
Caso de Corrupção em Hospital Público
A justiça determinou o afastamento do provedor e da gerente do Hospital José Venâncio de Colina, investigados por cobrarem por cirurgias do SUS. Uma idosa denunciou ter sido operada sem anestesia completa, pois o médico não havia recebido o pagamento devido. A investigação teve início em novembro do ano passado, com depoimentos do casal e de uma funcionária que confirmou o esquema.
Novo Canal de Denúncias
Em resposta a casos como este e para auxiliar pessoas que sofreram com más práticas na área da saúde, a Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo lança um canal online de denúncias em Ribeirão Preto. O presidente da Federação, Iusif Ali Mery Jr., garante o anonimato dos denunciantes, que podem ser pacientes, funcionários ou qualquer pessoa que observe irregularidades. As denúncias podem abranger desde mau atendimento até problemas estruturais.
Leia também
Melhoria do Setor de Saúde
O objetivo do canal não é resolver questões individuais, mas mapear os principais problemas do setor, buscando evitar o excesso de judicialização. A iniciativa visa aproximar os usuários do sistema de saúde e aumentar o diálogo entre os envolvidos, melhorando a qualidade do atendimento e a transparência do setor, tanto público quanto privado. As denúncias podem ser feitas pelo portal da Federação.



