Números são referentes ao 3º trimestre de 2022 e representam aumento de 0,9% em relação ao mesmo período do ano passado
Agronegócio Brasileiro: Crescimento no Número de Empregos
O agronegócio brasileiro continua gerando empregos e impulsionando a economia. De acordo com pesquisas recentes do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq (USP) e do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o setor empregou mais de 19 milhões de pessoas no terceiro trimestre de 2022, representando um aumento de 0,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este número é o maior registrado desde 2015, mostrando a força e o dinamismo do setor.
Desempenho de Agroindústria e Agro Serviços
Esse crescimento no número de trabalhadores está diretamente ligado ao desempenho positivo da agroindústria e dos agro serviços. Esses segmentos não apenas recuperaram as vagas perdidas durante a pandemia de Covid-19, como superaram os níveis de ocupação pré-crise. A agroindústria, por exemplo, registrou mais de 4 milhões de trabalhadores no terceiro trimestre de 2022, o maior número para um terceiro trimestre desde 2015. Já o setor de agro serviços atingiu a marca recorde de 6.340.000 trabalhadores no mesmo período, desde o início da série histórica em 2012 pelo Cepea.
Participação no Mercado de Trabalho
No terceiro trimestre de 2022, o agronegócio respondeu por 20,33% da população ocupada no Brasil, que somou mais de 99 milhões de pessoas. Embora um pouco abaixo da participação de 20,55% observada no terceiro trimestre de 2021, a contribuição do setor para o mercado de trabalho brasileiro permanece significativa e demonstra sua importância para a economia nacional.
Leia também
O agronegócio se mostra um setor resiliente e promissor, com contínuo crescimento na geração de empregos e impacto positivo na economia brasileira. A tendência positiva indica um futuro promissor para o setor, com perspectivas de novos avanços e oportunidades de trabalho.