Campanha foi realizada na área central de Ribeirão e na região da USP; especialista enfatiza necessidade de obras
Nesta terça-feira, Ribeirão Preto celebra o Dia Mundial Sem Carro com campanhas que incentivam o uso do transporte público e de bicicletas. Além de promover a sustentabilidade ambiental, reduzindo a emissão de poluentes, as ações, inseridas na Semana Nacional do Trânsito, visam diminuir os congestionamentos e, consequentemente, os acidentes.
Benefícios Além do Meio Ambiente
Sebastião Mesquita, vendedor e adepto da carona com um vizinho, destaca outras vantagens de não usar o carro diariamente, como a economia com estacionamento rotativo e a segurança contra furtos. “A área azul pesa no bolso, é melhor vir de carona, a pé ou de bicicleta”, afirma.
Iniciativas e Conscientização
A Transerp e outras entidades distribuíram materiais informativos em pontos de ônibus, como em frente à Catedral e próximo à USP, com o objetivo de estimular a população a experimentar alternativas de mobilidade e descobrir a viabilidade de se locomover pela cidade sem o automóvel.
Leia também
Desafios e Planejamento Urbano
Luiz Gustavo Correia, especialista em planejamento e gestão de trânsito, membro do Observatório Nacional de Segurança Viária, ressalta a importância da conscientização promovida pelo evento, mas enfatiza que a melhoria do trânsito depende de investimentos em obras viárias. Ele critica o planejamento viário de Ribeirão Preto, considerando-o inadequado para uma cidade com uma frota de quase 600 mil veículos. “Várias obras têm que ser feitas em Ribeirão Preto… As ações não estão sendo efetivas e está trazendo problemas para nossa mobilidade”, aponta, citando exemplos como a rotatória Amin Calil e o acesso ao Ribeirão Verde.
A data serve como um momento de reflexão e de cobrança por alternativas de mobilidade por parte do poder público. A iniciativa do Dia Mundial Sem Carro, originada na França em 1998, ganhou adesão em diversas cidades ao redor do mundo, incluindo os principais municípios brasileiros. Em Ribeirão Preto, a reportagem da CBN acompanha a participação da população, que ainda não atingiu o potencial esperado.
O Dia Mundial Sem Carro é uma oportunidade para repensar nossos hábitos de deslocamento e buscar soluções que beneficiem a todos.



