Psicóloga Danielle Zeoti explica o que dificulta para algumas pessoas seguirem o que está na listinha para o novo ano
Neste último dia do ano, muitas pessoas já estão planejando metas para o ano novo. Mas por que tantas promessas de ano novo ficam pelo caminho? Conversamos com a psicóloga Dani Elzeote para entender melhor esse desafio.
O Perfeccionismo: Uma Armadura Contra a Frustração
A psicóloga explica que o perfeccionismo, muitas vezes visto como um aliado para o sucesso, na verdade, funciona como uma armadura contra a frustração, a perda e a falta. Ele está diretamente ligado a um narcisismo desenfreado, não ao amor próprio, mas à idealização de quem gostaríamos de ser. O perfeccionismo, portanto, é uma fuga da realidade do eu.
Procrastinação: A Irmã Gêmea do Perfeccionismo
A procrastinação surge como parceira do perfeccionismo, ajudando a evitar o contato com o eu real e a realização dos planos. A psicóloga explica que a procrastinação consiste em jogar o desejo na impossibilidade, protegendo-se da falha e evitando o confronto com a realidade, que é, por natureza, imperfeita e repleta de desafios.
Leia também
O Sucesso Reside no Realismo e na Aceitação do Erro
Para alcançar os objetivos, a melhor estratégia é encarar a realidade sem medo da frustração. Aceitar que o real é bagunçado, que envolve erros e decepções, é fundamental para elaborar metas realistas e alcançáveis. A partir dos erros, recalculamos as rotas e evoluímos. O sucesso envolve escolhas erradas, aprendizado com perdas e frustrações, e a capacidade de viver no mundo real, sem a ilusão de perfeição.
Deixar de lado a busca pela imagem idealizada de si mesmo, abraçar as próprias imperfeições e não temer o erro são passos cruciais para colocar os planos em prática e alcançar o sucesso em 2023. A jornada pode não ser simples, mas com força, sabedoria e realismo, é possível conquistar os objetivos almejados.