Sobre como se prevenir, ouça o comentário do pediatra Ivan Savioli Ferraz na coluna ‘Filhos e Cia’
Com o retorno às aulas, uma preocupação comum entre pais é o aumento da frequência de doenças em crianças. Segundo o Dr. Iván Savioli, pediatra e professor da USP de Ribeirão Preto, isso se deve ao contato com novos vírus e bactérias, estimulando o desenvolvimento do sistema imunológico infantil.
Doenças frequentes: normalidade e imunidade
O Dr. Savioli explica que é normal uma criança saudável apresentar de 8 a 12 infecções por ano, a maioria delas virais e autolimitadas, ou seja, melhoram espontaneamente sem necessidade de medicamentos. Ele alerta contra o uso indiscriminado de remédios sem comprovação científica, como anti-inflamatórios para gripes e resfriados. A maioria das infecções virais se resolvem sozinhas, e o sistema imunológico infantil se fortalece com cada exposição a novos micro-organismos, semelhante ao processo de aprendizagem a andar.
Imunodeficiências: quando buscar ajuda médica
Embora frequentes, infecções repetidas e graves merecem atenção. O Dr. Savioli destaca que crianças com imunodeficiências, uma condição rara que afeta de 1 a 10 mil nascidos, apresentam um quadro diferente, com infecções mais severas e que não melhoram espontaneamente. Nesses casos, a criança pode não crescer e se desenvolver adequadamente. Exames específicos, como hemograma e dosagem de anticorpos, podem ser solicitados para diagnosticar imunodeficiências, geralmente por um imunologista pediátrico.
Leia também
Fortalecendo a imunidade infantil
Para fortalecer o sistema imunológico, o Dr. Savioli enfatiza a importância do pré-natal adequado, amamentação, alimentação saudável, sono regular, atividade física e vacinação. Essas práticas contribuem para um desenvolvimento imunológico robusto, preparando a criança para enfrentar as infecções comuns da infância.