Marcio Spimpolo alerta para os critérios na hora de contratar empresas de vigilância; ouça a coluna ‘Condomínio Legal’
Em menos de 48 horas, dois condomínios em Ribeirão Preto foram alvo de crimes violentos. O primeiro caso ocorreu no Condomínio Manuel Pena, na zona leste, onde criminosos invadiram residências e permaneceram no local das 2h às 5h da madrugada, roubando quatro carros e onze bicicletas. A fuga se deu pelo portão principal, explorando o sistema de acesso para moradores. No sábado, um segundo crime ocorreu no Condomínio Bom Fim, na zona sul. Invadindo uma casa, os suspeitos renderam os moradores, roubaram celulares e atiraram em um engenheiro de 34 anos, que morreu no local.
O impacto dos crimes em condomínios
Casos como esses geram preocupação, pois condomínios são considerados locais seguros. A migração da população para condomínios, em busca de segurança e lazer, também atrai criminosos. Segundo Márcio Espínola, especialista em condomínios, a crescente incidência de crimes em condomínios exige uma revisão das estratégias de segurança. Ele destaca a necessidade de consultorias especializadas para cada condomínio, considerando as particularidades de cada local. A escolha de empresas de segurança não deve se basear apenas no preço, mas na qualificação e adequação à legislação.
Responsabilidade em caso de invasão
Espínola esclarece que, na maioria das convenções condominiais, o condomínio não se responsabiliza por furtos, roubos ou invasões em áreas comuns ou privativas. Entretanto, se a investigação apontar falhas por parte do condomínio, como a conivência de um porteiro, a responsabilidade pode ser atribuída. O mesmo vale para empresas terceirizadas de segurança, que podem ser corresponsabilizadas caso haja negligência comprovada. Embora os condomínios contratem serviços de segurança, a responsabilidade não é de garantir 100% a prevenção de crimes. A responsabilidade recai sobre a empresa terceirizada se houver falha na prestação de serviço.
Leia também
Segurança condominial: prevenção e mitigação de riscos
Apesar dos recentes acontecimentos, a maioria dos condomínios em Ribeirão Preto (cerca de 3.500) mantém altos níveis de segurança. Ainda assim, a ocorrência de crimes, mesmo que em menor escala, exige ações preventivas. Espínola recomenda que síndicos contratem especialistas em segurança para consultoria, buscando melhorias contínuas nos sistemas de vigilância e segurança. A prevenção é crucial para minimizar riscos e manter a sensação de segurança dos moradores.