CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Por que os números de acidentes seguem crescendo em Ribeirão Preto?

Último levantamento apontou um crescimento de 17% nas ocorrências no 1º semestre deste ano; especialista em trânsito comenta
Por que os números de acidentes
Último levantamento apontou um crescimento de 17% nas ocorrências no 1º semestre deste ano; especialista em trânsito comenta

Último levantamento apontou um crescimento de 17% nas ocorrências no 1º semestre deste ano; especialista em trânsito comenta

O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 449 milhões em 2023 com internações decorrentes de acidentes de trânsito no Brasil. O levantamento foi realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Por que os números de acidentes, com base em dados do DataSUS, e abrange desde o atendimento de emergência até a reabilitação prolongada, incluindo o fornecimento de órteses e próteses.

Aumento dos acidentes em Ribeirão Preto

No primeiro semestre de 2024, Ribeirão Preto registrou um aumento de 17% no número de acidentes de trânsito, conforme dados do Infociga, com uma média de duas mortes por semana. O especialista em trânsito Delsides Araújo afirma que, apesar do crescimento, o trânsito na cidade já é considerado violento.

Principais causas dos acidentes: Segundo Araújo, os acidentes são causados por três fatores principais: o veículo, as condições das vias e o fator humano, sendo este último o mais determinante. Entre as causas destacam-se o excesso de velocidade, a condução sob efeito de álcool e a desatenção, especialmente o uso do celular ao volante. Estima-se que o risco de acidente aumenta 400 vezes quando o motorista utiliza o celular durante a condução.

Medidas para redução dos acidentes: O especialista recomenda que a administração pública intensifique a fiscalização dos veículos para garantir que estejam com os itens de segurança obrigatórios e mantenha as vias atualizadas conforme conceitos modernos de segurança viária, como a Visão Zero, adotada na Suécia, que visa eliminar mortes no trânsito. Araújo aponta que a fiscalização rigorosa das condutas mais perigosas, como excesso de velocidade, alcoolismo e uso do celular, é a medida mais eficaz a curto prazo para reduzir os índices de acidentes.

“Enquanto o motorista tiver a consciência de que não pode usar o celular apenas para evitar multa, ele continuará a usar em locais onde não será autuado. A mudança real ocorre quando ele entende que o uso do celular representa perigo para si e para os outros.”

Responsabilidade dos motoristas e educação no trânsito

Araújo destaca que os condutores precisam compreender que o trânsito é um ambiente hostil e que seguir as normas é fundamental para a segurança própria e de terceiros. Ele defende que a educação no trânsito deve ir além do conhecimento das regras, envolvendo a internalização de valores que priorizem a segurança. Para isso, sugere a inclusão da educação para o trânsito desde a infância, com ações do Ministério da Educação para promover mudanças culturais a médio e longo prazo.

Entenda melhor

O conceito de Visão Zero é uma estratégia de segurança viária que busca eliminar todas as mortes e lesões graves no trânsito por meio de ações integradas envolvendo engenharia, fiscalização, educação e políticas públicas. A fiscalização eficaz e a conscientização dos motoristas são pilares fundamentais para a redução dos acidentes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.