CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porcentagem de veículos que passam por recall necessário é pequena

Apenas 12% dos automóveis fazem o reparo quando necessário; principal problema é que defeitos geralmente comprometem a segurança
Recall de veículos
Apenas 12% dos automóveis fazem o reparo quando necessário; principal problema é que defeitos geralmente comprometem a segurança

Apenas 12% dos automóveis fazem o reparo quando necessário; principal problema é que defeitos geralmente comprometem a segurança

A baixa adesão às campanhas de recall no Brasil continua sendo um desafio. Um levantamento recente do Procon revelou que, no primeiro semestre deste ano, apenas 12,82% dos veículos convocados para recall compareceram às concessionárias para realizar os reparos necessários.

A Importância de Atender ao Chamado

O caso do advogado Alexandre Durante ilustra a importância de atender aos chamados de recall. Após ver um anúncio na televisão sobre um problema de segurança em seu carro, ele procurou a concessionária e realizou a manutenção. Pouco tempo depois, sofreu um grave acidente, mas saiu ileso graças ao airbag, que havia sido substituído durante o recall. “O recall, para mim, posso dizer que salvou a minha vida”, relata Alexandre.

Desafios na Divulgação e Conscientização

O levantamento do Procon aponta que a baixa adesão se deve tanto à falta de intensidade nas campanhas das montadoras quanto à falta de informação dos consumidores. Muitos proprietários não associam o recall ao risco de acidentes graves. Nuno Rufino, gerente de uma concessionária em Ribeirão Preto, explica que, embora as montadoras sejam obrigadas a anunciar o recall quando um item apresenta problemas, encontrar os clientes é um desafio. “Alguns recalls envolvem veículos de muitos anos, e o proprietário pode não ser mais o mesmo que comprou o carro na concessionária”, afirma Rufino.

Como Verificar e Agir

As campanhas de recall são divulgadas em diversos meios de comunicação, como rádio, televisão e jornais. É fundamental que o consumidor fique atento aos chamados e siga as recomendações. Rufino alerta que a gravidade do problema varia, mas o recall sempre deve ser realizado. “Normalmente, o recall é acionado pela montadora para reparar algum item que não está funcionando como deveria, muitas vezes itens de segurança”, explica. Nos sites do Procon e Denatran, é possível verificar se o seu veículo está em alguma campanha de manutenção. O reparo ou a troca da peça são gratuitos e não têm prazo limite para serem realizados.

Diante da importância de manter a segurança veicular, é crucial que os proprietários estejam atentos aos chamados de recall e ajam prontamente.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.