Cerca de 600 toneladas do produto, sem agrotóxicos, vão para a França; navio movido pelo vento tem impacto 90% menor ao ambiente
Cerca de 600 toneladas de café sem agrotóxico produzidas em Mococa devem ser exportadas para a Europa no próximo mês — Porto de São Sebastião realiza primeira —. A carga sairá do porto de São Sebastião com destino à França.
Exportação sustentável: Esta é a segunda vez em 60 anos que a exportação de café é realizada na cidade litorânea, mas a primeira vez que o produto brasileiro será transportado em um navio movido pela força do vento. A embarcação reduz os impactos ambientais em 90%, alinhando-se ao perfil sustentável do café.
Produção orgânica: O café é cultivado em uma fazenda de 25 hectares, equivalente a 35 campos de futebol, sem o uso de agrotóxicos. O manejo é totalmente natural, com práticas que buscam integrar os princípios da natureza ao cultivo, segundo o engenheiro agrônomo João Araújo.
Leia também
“Esse cuidado com a natureza, tentar integrar os princípios da natureza com a cafeicultura, com os cultivos, já é uma prática que tem bastante tempo aqui na fazenda”, afirmou Araújo.
Ele explicou que o entendimento sobre a cobertura do solo e o controle natural de doenças e pragas permite uma agricultura mais sustentável.
Perspectivas para o futuro: Esta será a primeira de cinco viagens previstas para ocorrer até o final do próximo ano, consolidando o compromisso com a exportação sustentável do café produzido na região.
Informações adicionais
A iniciativa é oferecida pela co-percana, referência em cooperativismo, e representa um avanço na exportação de produtos agrícolas brasileiros com foco na sustentabilidade.