Homem teria feito diversas vítimas oferecendo produtos pela web; pagamento é efetuado, mas a mercadoria nunca chega
Um casal de Ribeirão Preto teve um prejuízo financeiro ao comprar um notebook usado pela internet. O vendedor, um português morador da cidade, ofereceu o produto por R$ 800, um valor bem abaixo do preço de mercado. Após o pagamento, o comprador nunca recebeu o produto e descobriu que havia caído em um golpe.
Golpe pela internet: notebook e ameaças
O suposto golpista convenceu o casal por meio de mensagens de voz de que o notebook chegaria, mas isso nunca aconteceu. Em áudios, ele chegou a ameaçar as vítimas. Além do casal, outras pessoas relataram ter sido vítimas do mesmo indivíduo, que teria aplicado golpes envolvendo aluguel de imóveis e venda de bicicletas.
Outras vítimas e investigação
Uma mulher de Sorocaba relata ter sido enganada pelo mesmo português em uma transação imobiliária, e um homem de Ribeirão Preto descreve um golpe envolvendo uma bicicleta. A polícia civil de Ribeirão Preto investiga o caso, que também tem desdobramentos em Portugal, onde o suspeito teria deixado dívidas e responde a processos judiciais. Há suspeitas de que ele tenha fugido para o Brasil para evitar a justiça portuguesa.
Leia também
Recomendações e precauções
O Procon alerta para a importância de se tomar cuidado ao realizar compras online, verificando a reputação do vendedor e evitando pagamentos sem garantias de recebimento do produto. Apesar de procurar a delegacia, o casal ainda não recuperou o dinheiro. A investigação segue em andamento, sob sigilo, no 8º Distrito Policial de Ribeirão Preto.



