CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Possibilidade de contaminação da água em Brodowski está afastada

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Sandra Lambert
contaminação da água
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Sandra Lambert

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Sandra Lambert

Um surto de rotavírus em Brodosqui, interior de São Paulo, causou preocupação entre os moradores e autoridades de saúde. Mais de 300 pessoas buscaram atendimento médico em um período de 15 dias, apresentando sintomas como diarreia e vômito. A Secretaria de Saúde local confirmou que exames realizados pelo Instituto Adolf Lutz apontaram a presença do rotavírus nos pacientes.

Investigação da Origem da Contaminação

Inicialmente, a água foi apontada como possível fonte de contaminação. No entanto, laudos técnicos descartaram essa hipótese. Análises realizadas em amostras de água de poços e caminhões-pipa indicaram que os níveis estavam dentro dos padrões para consumo humano. Essa descoberta levou a Secretaria de Saúde a investigar outras possíveis causas de transmissão do vírus.

Medidas Adotadas pela Secretaria de Saúde

Para conter o surto, a Secretaria de Saúde implementou um questionário padronizado para investigar a causa da doença nos indivíduos afetados. O objetivo é realizar uma pesquisa epidemiológica para entender como o vírus se espalhou e qual o período de incubação. Além disso, a secretaria intensificou a divulgação de medidas de controle, como saneamento básico e higiene pessoal, para evitar novas contaminações.

Abastecimento de Água e Racionamento

Paralelamente ao surto, a cidade enfrentava problemas no abastecimento de água. Uma falha na principal bomba d’água fez com que 60% da cidade fosse abastecida por caminhões-pipa por mais de um mês. O superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Brodosqui, Olavo da Opojeto, informou que a troca do equipamento está em fase final e o abastecimento deve ser normalizado na próxima semana. Ele também pediu a compreensão da população para que continue economizando água por mais alguns dias, enquanto o sistema é totalmente restabelecido.

As autoridades de saúde seguem monitorando a situação e trabalhando para controlar o surto de rotavírus, enquanto buscam identificar a fonte de contaminação e garantir o abastecimento de água para a população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.