Cerca de 800 medicamentos da Unidade de Saúde da Família, no Jardim Marchesi em Ribeirão, foram descartados
Um poço de saúde no Jardim Marquez, em Ribeirão Preto, ficou fechado após criminosos arrombarem o quadro de energia elétrica e furtarem toda a fiação. O incidente resultou na perda de 800 doses de vacinas que estavam armazenadas em geladeira.
Prejuízos e Impactos
A unidade de saúde ficou fechada no feriado e reabriu apenas após o meio-dia do dia seguinte. Funcionários da Secretaria da Saúde realizaram reparos, mas o atendimento ficou comprometido durante várias horas. Cidadãos que precisavam de atendimento médico, como uma gestante com exames urgentes, foram prejudicados. Outros moradores tiveram consultas remarcadas, enfrentando longos prazos de espera para novas datas.
Investigação e Segurança
A Guarda Civil Municipal recuperou 10 metros dos 12 metros de cabos furtados, encontrando-os próximos ao local do crime. A suspeita é que os fios tenham sido descartados durante a fuga dos criminosos. O diretor de sindicalização da Guarda Civil Municipal apontou a falta de diálogo entre as secretarias de Saúde e Guarda Civil para um planejamento de segurança das unidades de saúde. A prática de furto de fiação é recorrente, com o material sendo comercializado para financiar o consumo de drogas.
Leia também
Reflexões e Consequências
A população é a principal vítima dessa situação. A falta de segurança nas unidades de saúde impacta diretamente no acesso à saúde, gerando atrasos, remarcações e, em casos urgentes, impossibilidade de atendimento. A ineficiência das medidas de combate ao furto de fiação e a falta de posicionamento da prefeitura sobre a segurança desses locais públicos são pontos preocupantes que merecem atenção e ações efetivas para evitar que situações semelhantes se repitam.



