Ação de Ipem-SP, ANP e Procon-SP encontrou irregularidade em um posto no cruzamento das avenidas Caramuru e João Fiúsa
Equipes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Procon e Secretaria da Fazenda, intensificaram a fiscalização em postos de combustíveis de Ribeirão Preto. Até sexta-feira, mais de 70 estabelecimentos serão vistoriados.
Fiscalização Surpreendente
Em operação surpresa, fiscais visitaram 20 postos, identificando irregularidades em um deles. Localizado entre as avenidas João Fiúsa e Caramuru, o posto apresentou diferença na medição do etanol. A cada 20 litros abastecidos, o consumidor deixava de receber aproximadamente 480ml (meio litro), conforme constatou o delegado regional do Ipem, Luiz Eduardo Galdiano.
Irregularidades e Sanções
A bomba irregular foi lacrada e o posto autuado. A multa pode variar de advertência a R$ 1,5 milhão. O proprietário alegou que a descalibração é comum com o tempo. Ele terá 10 dias para apresentar defesa. Além da medição, agentes da ANP analisam a qualidade do combustível, coletando amostras para exames em laboratório quando necessário. O Ipem recomenda que os postos verifiquem diariamente a medição de 20 litros e que os consumidores exijam essa verificação no momento do abastecimento.
Leia também
Recomendações e Denúncias
A operação conjunta visa garantir a qualidade e a quantidade de combustível fornecido aos consumidores. O Ipem alerta sobre a importância da verificação diária da medição e recomenda que os consumidores exijam essa conferência. Denúncias de fraudes podem ser feitas pelo telefone 0800 9700267.



