Movimentação foi grande nas primeiras horas da manhã na UBDS Ítalo Baruffi, no bairro Castelo Branco
Começa hoje a campanha nacional de vacinação contra a gripe, oferecendo mais uma proteção contra doenças respiratórias, especialmente em tempos de pandemia de coronavírus. No entanto, houve mudanças na ordem dos grupos prioritários.
Mudanças nos grupos prioritários da vacinação contra a gripe
Neste primeiro dia de vacinação, em Ribeirão Preto, observa-se um movimento tranquilo na unidade básica de saúde Dr. Ítalo Barufi, localizada no Castelo Branco. Segundo relatos, o movimento foi maior no início da manhã. As pessoas que estão se vacinando neste momento são, em sua maioria, aquelas com agendamento para a vacina contra a Covid-19, incluindo idosos para a primeira e segunda doses. Há também pessoas recebendo a vacina contra a influenza.
Quem deve se vacinar atrásra?
O grupo prioritário para esta etapa da campanha inclui mulheres grávidas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, crianças de seis meses a cinco anos de idade. Não é necessário agendamento para a vacina contra influenza para este grupo. É importante ressaltar que quem tomou a vacina contra Covid-19 deve esperar 14 a 15 dias antes de receber a vacina da gripe.
Leia também
Vacinação contra Covid-19 continua
Paralelamente, segue a vacinação contra Covid-19 para idosos de 72 a 74 anos (segunda dose). Para este grupo, o agendamento prévio pelo site da prefeitura é obrigatório. A campanha de vacinação contra a Covid-19 para este grupo vai até 14 de abril, com 10 mil doses disponíveis. À medida que a faixa etária para vacinação contra a Covid-19 diminui, mais pessoas são alcançadas pela imunização.
A vacinação contra a gripe é uma importante medida de proteção individual e coletiva, contribuindo para a redução de doenças respiratórias e a diminuição da sobrecarga do sistema de saúde. A participação da população é fundamental para o sucesso da campanha.



