Teto da arena caiu na manhã desta segunda-feira (6), quando não havia ninguém no local; alvará estava irregular
Franca amanheceu com a notícia do desabamento do teto do ginásio do Clube dos Bagres. O incidente, ocorrido na manhã desta segunda-feira, causou a destruição quase total da estrutura, mas, felizmente, não houve feridos.
Um Ginásio Histórico em Ruínas
O ginásio, tombado pelo Decreto Municipal desde 2003, é um importante patrimônio histórico de Franca, palco do primeiro time campeão brasileiro da cidade. Projetado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello em 1954, o local já abrigou grandes eventos esportivos e possui grande valor sentimental para a comunidade.
Falta de Manutenção e Irregularidades
Apesar de seu valor histórico, o ginásio apresentava um estado de conservação precário. Um dossiê encaminhado ao Ministério Público e ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Franca apontava a falta de manutenção adequada e o abandono do local. O alvará de funcionamento estava irregular, conforme confirmado pela reportagem. A Prefeitura de Franca, embora não tenha se pronunciado oficialmente sobre seu envolvimento, possui responsabilidades em relação ao prédio tombado.
Leia também
Investigação em Andamento
A Defesa Civil e engenheiros da Prefeitura estão no local para avaliar os danos e determinar os próximos passos. O Clube dos Bagres, que já teve mais de 3 mil associados em seu auge, tentava adequar o ginásio, mas o desabamento interrompeu os planos. A investigação sobre as causas do desabamento e as responsabilidades envolvidas está em andamento. O fato de o incidente ter ocorrido em um momento em que o ginásio não estava em uso evitou uma tragédia de grandes proporções, considerando que um evento com crianças aconteceu no local no dia anterior.



