Prefeitura prometeu limpeza da área, que fica na Ribeirânea, mas nada foi feito
Praça Antônio Emacura em Ribeirão Preto se transforma em foco de insalubridade devido à superpopulação de pombos.
Praça tomada por fezes de pombos
Uma reportagem da CBN flagrou a Praça Antônio Emacura, localizada na rua Sargento Silvio Delmar Rollinbach, em Ribeirão Preto, tomada por fezes de pombos. O mau cheiro é insuportável, e moradores reclamam da situação há meses. A prefeitura havia prometido solucionar o problema até 4 de setembro, mas a promessa não foi cumprida.
Prejuízos à saúde e ao meio ambiente
A grande quantidade de fezes de pombo representa um risco à saúde pública. A inalação da poeira contaminada pode causar doenças respiratórias graves, inclusive uma doença degenerativa conhecida como doença do pombo. Um morador entrevistado, que vive há quase 30 anos em frente à praça, relatou o abandono da área e o impacto negativo na qualidade de vida. A proliferação de pombos também afeta a preservação das árvores frutíferas plantadas no local.
Como evitar a proliferação de pombos
A principal orientação para evitar a proliferação de pombos é não alimentá-los. Dar comida aos pombos os atrai e os acostuma a viver em áreas urbanas. A falta de alimento em um local os forçará a procurar comida em outro. A reportagem alerta para os riscos à saúde causados pelas fezes das aves e a importância de evitar contato com elas.
A situação da Praça Antônio Emacura demonstra a necessidade de ações efetivas da prefeitura para solucionar o problema da superpopulação de pombos e garantir a saúde e o bem-estar da população.



