CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Atividade física e câncer de cólon: Prática regular de exercício físicos pode reduzir risco de reincidência de câncer de cólon

Estudo acompanhou mais de 880 pacientes ao longo de três anos para chegar a esta conclusão; médica oncologista comenta
atividade física e câncer de cólon
Estudo acompanhou mais de 880 pacientes ao longo de três anos para chegar a esta conclusão; médica oncologista comenta

Estudo acompanhou mais de 880 pacientes ao longo de três anos para chegar a esta conclusão; médica oncologista comenta

Um estudo publicado em uma importante revista internacional apontou que a prática regular de exercícios físicos pode reduzir o risco de recidiva em pacientes que já tiveram câncer de cólon. A pesquisa acompanhou 880 pacientes submetidos a cirurgia e quimioterapia, divididos em dois grupos: metade participou de um programa supervisionado de atividade física por três anos, enquanto o outro grupo recebeu apenas orientações básicas de saúde. Ao final do período, os pacientes fisicamente ativos apresentaram menor índice de retorno da doença, maior longevidade e melhor qualidade de vida.

No Brasil, o câncer de cólon é o segundo tipo mais comum da doença. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 45 mil novos casos devem ser registrados até o final deste ano.

Pontos-chave

  • O câncer de cólon e reto afeta principalmente o intestino grosso, que é responsável pela absorção de nutrientes e formação do bolo fecal.
  • A colonoscopia é recomendada a partir dos 45 anos para rastreamento, especialmente devido ao aumento da incidência em pacientes mais jovens, e deve ser repetida conforme os achados e histórico do paciente.
  • A atividade física regular contribui para a redução da gordura corporal, fortalecimento do sistema imunológico, diminuição da inflamação intestinal e melhora da resposta ao tratamento oncológico, reduzindo efeitos colaterais e a recidiva do câncer.
  • Para pacientes com limitações físicas, a atividade deve ser adaptada por profissionais especializados, como fisioterapeutas e educadores físicos, para garantir adesão e segurança.
Informações adicionais

O médico especialista indicado para avaliação e solicitação da colonoscopia é o proctologista, que realiza o exame clínico e acompanha os pacientes com achados suspeitos. No entanto, outros profissionais, como clínicos gerais, ginecologistas e urologistas, também podem solicitar o exame, que está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos 50 anos, com possibilidade de antecipação conforme fatores de risco. A Sociedade Brasileira de Oncologia recomenda o rastreamento entre 40 e 50 anos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.