CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prazo para cadastramento biométrico se encerra em breve

Chefe de cartório de Ribeirão Preto tira as principais dúvidas e dá orientações para quem ainda não atualizou o cadastro
cadastramento biométrico
Chefe de cartório de Ribeirão Preto tira as principais dúvidas e dá orientações para quem ainda não atualizou o cadastro

Chefe de cartório de Ribeirão Preto tira as principais dúvidas e dá orientações para quem ainda não atualizou o cadastro

Biometria Eleitoral em Ribeirão Preto e Região

A biometria obrigatória para eleitores está sendo implementada gradualmente em diferentes cidades da região de Ribeirão Preto. Enquanto em Ribeirão Preto o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório, com previsão para 2021, muitos municípios vizinhos já exigem a atualização cadastral. É importante que os eleitores se informem sobre a situação de seu município, consultando o site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Municípios com Cadastro Biométrico Obrigatório

Diversas cidades da região já estão com a biometria obrigatória, incluindo Sertãozinho, Araraquara, Barretos, Batatais, Jardinópolis e Serrana. Nestes locais, o prazo para atualização cadastral se encerra em 19 de dezembro, e o não cumprimento pode resultar no cancelamento do título de eleitor. A recomendação é que os eleitores dessas cidades procurem seus cartórios eleitorais o quanto antes.

Cadastro Biométrico em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, apesar de não ser obrigatório, o cadastramento biométrico está disponível desde 2017. Aproximadamente 35% dos eleitores ribeirão-pretanos já realizaram o procedimento. Quem desejar se cadastrar pode agendar pelo site do TRE ou diretamente no cartório eleitoral, levando documento de identidade, comprovante de endereço atualizado e, para homens, o comprovante de alistamento militar (para o primeiro título). A chefe substituta de um dos cartórios eleitorais locais reforça a importância de procurar o cartório para esclarecimentos e agendamento, evitando o cancelamento do título após o prazo.

A previsão é que todo o estado de São Paulo conclua o cadastramento biométrico até 2022. A recomendação para todos os eleitores é a de se manterem informados sobre os prazos e procedimentos em seus respectivos municípios, evitando transtornos futuros.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.