Quem faltou às provas em 2024 deve informar motivos para conseguir fazer o exame de graça em 2025
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o prazo para que os candidatos que faltaram ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2024 justifiquem sua ausência. A justificativa deve ser apresentada até o dia 28 de março, Prazo para justificar ausência no Encceja, acompanhada de documentos comprobatórios, que não podem ser assinados pelos próprios candidatos ou por responsáveis diretos.
Prazo e documentos para justificativa
Os candidatos que não apresentarem a justificativa ou tiverem o pedido recusado terão que pagar uma multa de R$ 40, valor correspondente ao custo da prova por estudante, para poder se inscrever no exame de 2025. O resultado da análise das justificativas será divulgado no dia 7 de abril, e os candidatos que receberem resposta negativa poderão recorrer até o dia 11 de abril.
Inscrição e pagamento para o exame de 2025: Mesmo apresentando a justificativa, não há garantia de inscrição automática para o Encceja 2025. Todos os interessados devem realizar a inscrição, que começa no dia 29 de abril. A prova está marcada para o dia 3 de atrássto de 2025.
Informações oficiais: Mais informações sobre o processo de justificativa, impressão do boleto e outras orientações estão disponíveis no site oficial do Inep: enccejanacional.inep.gov.br.
Entenda melhor
O Encceja é um exame gratuito que permite a jovens e adultos obterem o diploma do ensino fundamental ou médio, especialmente para aqueles que estão atrasados na escolarização. Em 2023, cerca de 900 mil candidatos se inscreveram para a prova.



