CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prazo para o recolhimento do imposto Funrural termina nesta terça-feira (31)

Contribuição tem como finalidade custear a previdência para aposentadoria e outros benefícios; confira o 'Giro do Agro'
imposto Funrural
Contribuição tem como finalidade custear a previdência para aposentadoria e outros benefícios; confira o 'Giro do Agro'

Contribuição tem como finalidade custear a previdência para aposentadoria e outros benefícios; confira o ‘Giro do Agro’

Prazo para recolhimento do Funrural se encerra em janeiro

Produtores rurais devem ficar atentos ao prazo de recolhimento do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural), que termina em janeiro. O imposto é obrigatório e calculado sobre a folha de pagamento ou a receita bruta da produção, com alíquotas diferentes para cada caso. A arrecadação garante benefícios aos trabalhadores rurais, como aposentadoria, pensão, auxílio funeral, saúde e serviços sociais.

Quem deve recolher o Funrural?

O recolhimento do Funrural é obrigatório para três categorias: produtores rurais pessoa física sem empregados; produtores rurais pessoa física com empregados; e produtores rurais pessoa jurídica com empregados. É importante ressaltar que o recolhimento é anual e não pode ser alterado ao longo do ano.

Multa por atraso

O não pagamento do Funrural acarreta multas que variam de 75% a 225% do tributo devido. Recomenda-se que os produtores rurais procurem um contador para auxiliar na declaração. A organização financeira e o cumprimento das obrigações tributárias são essenciais para a saúde financeira da atividade rural.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.