CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prazo para pedido de reaplicação do Enem começa nesta segunda-feira (17)

Prazo para pedido de reaplicação do Enem começa nesta segunda-feira (17)
reaplicação do Enem
Prazo para pedido de reaplicação do Enem começa nesta segunda-feira (17)

Prazo para pedido de reaplicação do Enem começa nesta segunda-feira (17)

Começou o prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que enfrentaram problemas logísticos ou doenças previstas no edital durante a realização das provas. O período para realizar o pedido vai até o meio-dia do dia 21 de novembro, através da página do participante no site do Inep.

Quem pode solicitar a reaplicação?

A reaplicação é destinada a candidatos que foram prejudicados por problemas logísticos, como desastres naturais que danificaram o local de prova ou impediram o acesso, e falta de energia que impossibilitou a leitura da prova. Além disso, candidatos que contraíram doenças infectocontagiosas listadas no edital também podem solicitar a reaplicação.

Quais doenças permitem a reaplicação?

A lista de doenças inclui coqueluche, difteria, meningite, varíola, influenza A e B, sarampo, rubéola, catapora e Covid-19. Para solicitar a reaplicação por motivo de doença, é necessário apresentar um atestado médico com o nome completo do participante, o diagnóstico com o CID (Código Internacional da Doença), a assinatura e identificação do profissional de saúde, e a data do atendimento.

Como funciona o processo de reaplicação?

Após o envio do pedido, o Inep analisará cada caso individualmente. O resultado da análise, informando se o candidato poderá ou não realizar a prova novamente, será divulgado na página do participante. É importante ressaltar que a reaplicação será aplicada somente no dia em que o candidato foi prejudicado, e não haverá uma terceira chance caso o candidato falte à reaplicação. As provas da reaplicação estão marcadas para os dias 16 e 17 de dezembro.

O Enem também é palco de histórias inspiradoras, como a do seu Faustino Domingos Nunes, um idoso de 83 anos que prestou o exame para tentar uma vaga em Engenharia ou Direito, mostrando que a busca pelo conhecimento não tem idade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.