CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Prazo para que eleitores regularizem pendências na Justiça Eleitoral termina na segunda (19)

Caso mantenham irregularidades, mais de 27,7 mil eleitores podem ter o título cancelado; analista judiciário explica
Prazo para que eleitores regularizem pendências
Caso mantenham irregularidades, mais de 27,7 mil eleitores podem ter o título cancelado; analista judiciário explica

Caso mantenham irregularidades, mais de 27,7 mil eleitores podem ter o título cancelado; analista judiciário explica

Mais de 27 mil eleitores de Ribeirão Preto correm risco de ter o título de eleitor cancelado por não regularizarem pendências na Justiça Eleitoral. O prazo para a regularização termina na próxima segunda-feira, Prazo para que eleitores regularizem pendências, 19 de maio.

Motivo do cancelamento: Segundo Guilherme Terra-Cárnio, analista judiciário, o cancelamento ocorre quando o eleitor falta a três turnos consecutivos de votação sem justificar ou pagar a multa correspondente. Em Ribeirão Preto, 27.440 eleitores estão nessa situação.

Como regularizar: Para evitar o cancelamento, os eleitores devem pagar a multa gerada pela ausência, que é de R$ 3,51 por turno não votado. O pagamento pode ser feito presencialmente no cartório eleitoral ou pelo aplicativo Título no celular, além do autoatendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Eleitores economicamente hipossuficientes podem solicitar isenção da multa por meio de requerimento ao juiz eleitoral no cartório.

Consequências do cancelamento: O título cancelado impede o eleitor de votar, se candidatar a cargos eletivos, tirar passaporte, assumir cargos públicos e fazer matrícula em universidades.

Regularização após o cancelamento: Mesmo após o cancelamento, o eleitor pode regularizar sua situação. Quem já possui biometria cadastrada pode solicitar a revisão do título pela internet, pelo autoatendimento do TRE-SP. Quem ainda não tem biometria deve comparecer ao cartório eleitoral para revisão e coleta biométrica, apresentando documento oficial com foto.

Informações adicionais

O TRE-SP firmou convênio com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para importar dados biométricos de eleitores a partir da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para verificar se a biometria está cadastrada, o eleitor pode usar o aplicativo Título ou consultar o site do TRE-SP.

O atendimento presencial no cartório eleitoral ocorre de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Em caso de dúvidas ou dificuldades no uso do aplicativo, o eleitor deve procurar o cartório levando documento oficial com foto para consulta da situação do título.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.