Em comparação com outubro, alimentos básicos ficaram 10% mais caros, segundo pesquisa da ACIF
A pesquisa mensal de preços em supermercados de Franca revelou um aumento nos valores dos itens pesquisados em novembro, impactando diretamente o bolso do consumidor. A batata, com uma elevação de 105%, e o tomate, com 78%, foram os principais responsáveis por essa alta, interrompendo um período de três quedas consecutivas.
Causas do Aumento nos Preços
O economista Donizete Trídico explica que, mesmo sendo período de safra do tomate, os preços permanecem elevados devido à falta de chuvas durante o cultivo. A isso, somam-se os custos com energia elétrica e a influência do dólar, que impacta o preço dos fertilizantes importados, essenciais na produção. Esse aumento nos custos de produção reflete no preço final para o consumidor.
Outros Vilões da Lista de Compras
Além da batata e do tomate, outros alimentos também contribuíram para o aumento geral dos preços. A farinha de trigo apresentou alta de 15%, o feijão, 12%, e o açúcar refinado, quase 5%. Esses aumentos reforçam a importância de o consumidor estar atento aos preços e buscar alternativas.
Leia também
Estratégias para Economizar
Diante desse cenário, o economista Donizete Trídico aconselha os consumidores a pesquisarem os preços em diferentes estabelecimentos e, se possível, substituírem os produtos mais caros por alternativas similares. A pesquisa é fundamental, especialmente no caso de produtos perecíveis, para evitar prejuízos. Optar por um tomate com aparência menos perfeita, mas com a mesma qualidade, pode ser uma forma de economizar.
Em contrapartida, alguns produtos apresentaram variações tímidas ou até mesmo redução nos preços. A banana ficou 6,29% mais barata, a carne em geral teve uma redução de 1,36%, e a manteiga, 0,63%. Em relação a novembro do ano anterior, a pesquisa realizada pela Cif em parceria com o Ips, mostra que houve alta de 6,2%, enquanto que na capital paulista, essa elevação foi ligeiramente maior, 9,82%.
A pesquisa foi realizada nos supermercados de Franca, entre os dias 9 e 10 de novembro. Liz Canelo para a CBN Ribeirão.
Em tempos de inflação e queda no poder de compra, a pesquisa se torna a principal ferramenta para equilibrar o orçamento familiar.



