CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preço da gasolina deve cair nas bombas em até três dias

Vice-presidente da associação dos combustíveis, Renê Abad, afirma que esse é o prazo para a troca de estoque
Preço da gasolina
Vice-presidente da associação dos combustíveis, Renê Abad, afirma que esse é o prazo para a troca de estoque

Vice-presidente da associação dos combustíveis, Renê Abad, afirma que esse é o prazo para a troca de estoque

Começou a valer nesta segunda-feira a redução do preço da gasolina nas refinarias, anunciada pela Petrobras no domingo. O litro do combustível deve ficar em média R$ 0,20 mais barato.

Chegada da redução aos motoristas

A previsão é que a redução chegue aos motoristas até o fim da semana. A partir de hoje, o litro da gasolina será vendido aos postos em média por R$ 3,86, um corte de 20 centavos. Esta é a primeira queda no preço da gasolina vendida pela Petrobras desde dezembro do ano passado. A demora se deve à logística de distribuição e ao consumo dos estoques atuais pelos postos.

Fatores que influenciam o preço

Segundo René Abade, vice-presidente da Associação Brasileira de Comércio Varejista de Combustíveis (AbraCombustíveis), a Petrobras reduziu o preço em quase 5% devido à queda na cotação do barril de petróleo. A paridade com o preço internacional, que antes apresentava defasagem de até 27%, influenciou a decisão. No entanto, Abade destaca que o preço final ao consumidor depende de fatores como a cotação internacional do petróleo, a variação do dólar e, principalmente, o cenário político atual, especialmente em um ano eleitoral onde a inflação é tema central.

Impacto no preço do diesel e etanol

No caso do diesel, o cenário é diferente. A legislação que limita o ICMS em 18% afetou a gasolina, mas não o diesel em todos os estados. Em São Paulo, por exemplo, a alíquota atual de 13,3% está abaixo do limite. Já o etanol teve redução de preço em alguns postos de Ribeirão Preto após a diminuição do ICMS pelo governo paulista. A expectativa é de que os preços de ambos os combustíveis fiquem mais acessíveis nos próximos dias.

Em resumo, a redução na gasolina nas refinarias é um passo importante, mas o preço final ao consumidor dependerá de diversos fatores, incluindo a logística de distribuição e a dinâmica do mercado internacional e político. Acompanharemos os próximos dias para observar o real impacto dessa redução nos postos de combustível.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.