Reajuste foi de 6,1%; Artesp afirma que adequação foi necessária para cobrir gastos entre novembro de 2017 e outubro de 2018
Passageiros de ônibus intermunicipais em São Paulo precisam se preparar: um novo aumento nas tarifas está chegando. A partir de domingo, o reajuste será de 6,1%, segundo a ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).
Reajuste necessário para cobrir custos
De acordo com a ARTESP, o aumento é justificado pela necessidade de cobrir os custos operacionais entre novembro de 2017 e outubro de 2018. A agência afirma que foram considerados fatores como a variação no preço do óleo diesel, pneus e chassis dos ônibus.
Impacto nos passageiros
Para alguns passageiros, como o estudante Alain Fidelis da Silva, que viaja diariamente de Jaboticatubas para Ribeirão Preto, o aumento, mesmo que não tão expressivo, representará um impacto significativo no orçamento. “Meu salário não vai aumentar 6%, os salários dos meus pais também não vão aumentar 6%. Isso vai prejudicar bastante”, afirma Alain. A costureira Maria da Conceição, que frequentemente viaja para São Sebastião do Paraíso (MG), também se preocupa com o acréscimo nos custos de transporte.
Leia também
A opinião do economista José Rita Moreira é que o aumento não é abusivo, visto que se destina a cobrir custos operacionais das empresas. Ele acredita que os números são aceitáveis, desde que haja uma retomada do crescimento econômico que permita o aumento do consumo e a retomada da atividade econômica. Segundo a ARTESP, nas linhas rodoviárias o reajuste será de 5,33%. Passageiros com viagens programadas após o aumento, mas que comprarem as passagens antes de domingo, pagarão o valor sem o reajuste.



