Alguns produtos estão quase 42% mais caros em relação ao mesmo período do ano passado; inflação é de 9%
Os preços de frutas, legumes e verduras dispararam nos últimos 12 meses, superando a inflação geral, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.
Alta expressiva nos preços de alimentos
Um levantamento da FGV apontou um aumento de 41,8% nos preços de legumes e verduras, e de 35,5% nas frutas, enquanto a inflação ficou em 9,02% no mesmo período. Alguns itens tiveram altas ainda mais significativas: a papaia (87%), a batata inglesa (67%) e a cebola (60,5%).
Fatores que contribuíram para a alta
O economista José Rita Pereira aponta diversos fatores para essa alta de preços. Entre eles estão as condições climáticas (falta ou excesso de chuvas), o impacto da guerra na logística global, a alta do dólar estimulando exportações e consequente desabastecimento interno.
Leia também
Perspectivas futuras
Apesar do cenário preocupante, há previsões otimistas. O economista acredita que os preços devem começar a cair até o final do ano, impulsionados pelo Auxílio Brasil e pela tendência de redução de preços em capitais brasileiras. A maior oferta de recursos para as famílias, combinada com a expectativa de queda nos preços de produtos básicos, poderá equilibrar o mercado e trazer alívio para o consumidor.



